quarta-feira, 10 de junho de 2009

O terço missionário é uma oração simples e popular. Saudamos e louvamos Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa, de forma carinhosa e confiante.Por ser uma oração simples todos podemos reza-la. Rezando o Terço, tornamo-nos discipulos de Jesus Cristo, com Maria e nos dispomos, como Maria, pela força do Espírito Santo, a realizar a missão de Jesus Cristo, o enviado do Pai. "A oração deve acompanhar os passos dos missionários, para que o anúncio da Palavra se torne eficaz, pela graça divina" (RMi 78).Pela oração do Terço Missionário podemos nos encontrar com todos os povos, raças e culturas da terra. Atingimos, desta forma, os imensos horizontes da missão. Rompem-se os egoísmos e as intenções particulares, em nossas orações, para rezar pelas necessidades de todos os povos da terra.

Terço Missionário


TERÇO MISSIONÁRIO
Animador: Convido a todos para rezarmos o terço missionário. Refletiremos e rezaremos pelos cinco continentes, pelos missionários que lá trabalham e pelos povos que mais precisam da ajuda de Maria.
Leitor 1:As cinco cores do terço missionário simbolizam os cinco continentes onde os missionários estão anunciando a Boa Nova da salvação. Rezar o terço missionário é dar à oração um sentido católico, pois rezamos por todas as pessoas, sem distinção.
TODOS:Senhor Jesus, reunidos em teu nome, oferecemos este terço missionário. Pela intercessão da tua e nossa querida mãe, abençoa e protege a todos que trabalham nas missões. Pedimos também que inspires a nossa Igreja para que se torne cada vez mais missionária.
Animador:(Cor verde)Nesta primeira dezena do terço, rezemos pela África, terra das verdes florestas. É a terra mãe dos negros, inclusive dos antepassados da metade dos brasileiros. O povo da África está sofrendo terrivelmente pela miséria, fome, doenças e guerras entre as tribos.
Animador:(cor vermelha) Nesta Segunda dezena, rezemos pelas Américas. É a terra-mãe dos índios, terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Peçamos a Maria luzes para que sejam encontradas formas mais apropriadas para anunciar o Evangelho às diferentes raças deste continente e para que haja mais justiça social.
Animador: (c0r branca)Nesta terceira dezena, rezemos pela Europa. Deste continente vieram muitos dos nossos antepassados. Rezemos pelo Papa e para que os católicos desse continente assumam novamente suas responsabilidades na evangelização do mundo.
Animador: (c0r azul)Nesta Quarta dezena, rezemos pela Oceania, o continente formado por milhares de ilhas. Rezemos para que no mundo haja respeito, fraternidade e diálogo entre os cristãos e não-cristãos.
Animador: (cor amarela)Nesta última dezena, rezemos pela Ásia, berço de grandes culturas e religiões. Neste continente encontra-se mais da metade da população do planeta, mas pouquíssimos são católicos. O nosso pensamento e a nossa oração vão também a todas as pessoas que consagraram sua vida para o anúncio da Boa Nova nos cinco continentes.
Salve Rainha:Canto: Vai, vai missionário..

O Assessor(a) da Infância e Adolescência Missionária

O Assessor ou Assessora da Infância e Adolescência Missionária ‚é antes de tudo, um amigo de Jesus, que ama a Deus e a todas as pessoas. Dá testemunho de uma autêntica vida cristã e está consciente de sua missão evangelizadora. Á pessoa á ação do Espírito Santo, chamada por Deus, para continuar a missão de Jesus, como missionário, profeta e pastor.A presença e ação do assessor e da assessora é muito importante. Ele/ ela acompanha, orienta os grupos das crianças e dos pró-adolescentes para que assumam suas responsabilidades e o protagonismo na ação solidária e na evangelização.
COMO DEVE SER O ASSESSOR OU ASSESSORA?
Ser uma pessoa de oração, que viva o espírito das bem-aventuranças.
Estar atualizado no que se refere ao seu papel de assessor, seja criativo e conheça a vida e a história das missões.
Ser humilde e capaz de torna-se criança com as crianças.
Manifestar atitudes de doação e de serviço ás crianças e adolescentes e grande amor as missões.
Amar Maria, a Mãe de Jesus e Rainha dos Apóstolos.
Ser apóstolo na família das crianças e com seus educadores.
O QUE FAZ O ASSESSOR OU ASSESSORA DA INFÂNCIA E
ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA?
Orienta, motiva e coordena as crianças, deixando que elas mesmas assumam suas próprias responsabilidades e atuem com espontaneidade e liberdade.
Impulsiona o espírito missionário universal dos grupos, sendo perseverante, criativo e formativo.
Programa a ação missionária, de forma continuada, no plano de evangelização da comunidade.
sinal de unidade, comunhão e coordenação com os demais grupos afim de que o trabalho seja integrado na pastoral de conjunto.
Está em comunhão e comunica-se com seu pároco, com a coordenação diocesana da Infância Missionária: Conselho Missionário Diocesana (COMIDI), Conselho Missionário Regional (COMIRE) e Pontifícias Obras Missionárias, comunicando suas experiências e recebendo informações e subsídios pedagógicos.
Transmite entusiasmo, amor a Deus e á Igreja, com seu carinho, compreensão e animação.
Divulga notícias, subsídios e revistas missionárias.
Prepara com as crianças-coordenadoras de grupos, os encontros semanais e outras atividades.
Participa nos encontros e nas atividades da Infância Missionária, nos níveis correspondentes.
Reza para viver o espírito evangélico das bem-aventuranças e ama. Tem amor á Eucaristia, á Virgem Maria e á Igreja.
O Assessor / Assessora da Infância Missionária pode ter vários grupos sob sua coordenação, já que seu papel é assessorar e orientar os coordenadores dos grupos.
QUEM PODE SER ASSESSOR OU ASSESSORA?
Podem ser jovens, educadores, catequistas, pais e mães de família, leigos e leigas, seminaristas, vocacionadas, religiosas, religiosos, padres. O importante é que queiram comprometer-se com a ação evangelizadora das crianças, despertando seu protagonismo na evangelização e na solidariedade com todas as crianças da terra.
http://www.catolicanet.net/im/pagina.php?pagina=159

Dinâmica sobre Corpo de Cristo


Dinâmica para falar sobre Corpus Christi
Prepare uma mesa que simbolize a Santa Ceia de Cristo. Enfeite-a com uvas, pães, suco de uva, e explique o que simboliza cada um. Explique também o que é o corpo e o sangue de cristo. O pão e vinho que ofertamos se transformarão em alimento para nossa alma, dando-nos força para nossa caminhada rumo ao céu. Explique o que simboliza a eucaristia na Santa Missa e faça uma hóstia de E.V.A com um desenho do menino Jesus atrás. Assim que você mostrá-la ás crianças diga a elas que é isso que nós vemos quando a recebemos. Jesus estampado nela, prontinho para nos encher de muita graça e amor. Para aqueles que ainda não fizeram a 1ª comunhão, basta apenas desejar e rezar na hora da comunhão que Jesus também estará visitando a cada criança de muita fé e amor no coração.¶ Explique para as crianças que ao longo da nossa vida, recebemos os devidos Sacramentos. Mas o que é sacramento? É um sinal visível e eficaz da graça, instituído por Jesus Cristo, para nossa santificação. O quadro abaixo pode servir para explicação ou você pode transformá-lo em uma espécie de jogo, onde as crianças devem preencher os espaços que não estiverem ocupados.Ordem natural Ordem sobrenaturalNascer BatismoCrescer ConfirmaçãoAlimento EucaristiaRemédio PenitênciaComunidade OrdemCasamento MatrimônioMorte Unção dos enfermos.Se você quiser contar uma historinha, uma boa sugestão é o livro: Deus me ama como sou. Lá conta a historinha das cores. A Cor branca se sentia muito feia, sem graça e sozinha. Um dia ela resolveu fugir e se distanciar das outras cores. Ela percorreu lugares lindos que nunca imaginava existir, um dia ela muito cansada resolveu descansar numa igreja no alto de uma serra, chegando lá ela se deparou com Jesus sacramentado, e ele era tão branquinha como ela. Assim, ela descobriu que sua cor é muito bonita, pois ela tinha uma importância muito grande de representar Jesus, uma coisa tão linda e sagrada, assim a cor branquinha, descobriu que ela estava em todos os lugares, até no sorriso de um Cristão.No final, monte um cálice com recortes de revistas ou papel cartão para que cada criança leve o retrato de Jesus eucarístico para casa. Pode-se pedir que eles desenhem o rosto de Jesus no meio da folha branca que representa a hóstia.http://rcccriancauberlandia.blogspot.com/2009/06/goc-corpus-christe.html

Os Santos Padroeiros da Missão



São Francisco XavierA história do nosso menino inicia no castelo de Xavier, em Navarra - Espanha.Dom João e Maria Xavier são os pais de Francisco.Ele Nasceu em 1506, no dia 07 de abril.No enorme castelo da família Xavier existe um lugar que é especial para Francisco. A capela, onde ele vai, ajoelha-se e olha o grande crucifixo. Contempla a grandeza do amor daquele Homem da Cruz.
Francisco cresce muito estudioso e para melhor se preparar, em sua juventude vai para Paris. Ali, quando já professor, encontra-se com Inácio de Loyola. Juntos e com mais cinco colegas fundarem o grupo chamado A Companhia de Jesus.
A esses companheiros juntarem-se muitos outros que se espelharam pelo mundo para pregar o Evangelho. Alguns entre eles vieram para o Brasil, tais como Pe. Manuel da Nóbrega e José da Anchieta.Francisco foi evangelizar o Japão e a Índia. Trabalhou com Ânimo incansàvel. Percorreu distâncias enormes, falou com amor de Deus e de seu Reino...Em sua Missão Pe. Francisco não queria que nenhuma pessoa ficasse sem conhecer o amor de Deus e para isso pediu ajuda às crianças. Assim ele escreve:- "A cada dia crescia as pessoas que tinham desejo de Deus e eu tinha todo o interesse em satisfazer toda aquela pobre gente, com receio que uma recusa enfraquecesse a sua confiança nos socorros da religião, tomei o partido de enviar as crianças para os diferentes bairros, para onde era chamado".As crianças partiam para todos os cantos, incumbidas por Francisco Xavier de levar uma oração impressa, de tocar o doente com o rosàrio, ou de aspergir água benta sobre os doentes. Eles voltaram felizes batendo palmas porque haviam sido pequenos apóstolos de Jesus.Depois de muito trabalho já cansado e sem forças Francisco adoeçe e no dia 2 de Dezembro de 1552 abraçado ao crucifixo diz com voz fraca: "Senhor esperei em vós, não serei confundido eternamente!" E assim morre o gigante do Oriente. Esse Grande Missionário: Francisco Xavier. Foi um Menino Como Você.Mensagem
O Papa Pio XI proclamou Francisco Xavier, juntamente com Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeiro universal das missões. Ambos se diferenciam em não poucos aspectos.São de séculos diferentes: Xavier do século 16, Teresinha do século 20. Xavier morreu com 46 anos de idade e Teresinha com apenas 24. Xavier palmilhou distâncias, que perfariam vàrias voltas ao redor do Globo terrestre, Teresinha não saiu detrás das grades do Carmelo do lisieux.Xavier pregava a palavra de Deus, Teresinha a meditava com eficàcia dentro do Corpo Místico de Cristo. Mas ambos tiveram um instinto irresistivel para a oração. Pois ela é uma atração contactante de Deus, que nos impele para a ação redentora.Muitos pregam Deus, poucos transmitem Deus. Ação sem oração ‚ machadada no ar. Oração, que não transborda para a ação redentora, monólogo estéril, egoísta.Se francisco Xavier, o gigante do oriente, e Teresinha, a "criança" de Lisieux, são igualmente padroeiros universais das missões, é um argumento de que as diferenças não são importantes.A união com Cristo é básica, pois santifica literalmente. Todos podem ser missionários, tanto os paralíticos quanto os missionàrios, que voam com aviões supersonicos.Rezando, trabalhando, meditando, falando, chorando, rindo, dormindo, morrendo, há uma só necessidade: viver Cristo e representá-lo ao vivo e só. Até palavras são dispensadas. Por isso Xavier cativava com a sua simples presença, e teresinha atraía escondida do mundo.
Fonte: Infância Missionária - Diretrizes e Orientações - POM

Os Santos Padroeiros das Missões




Santa Teresinha do Menino JesusTerezinha nasceu em Alenço, França, no dia 2 de Janeiro de 1873. Sua família vivia no amor a Deus e entre si e, por isso mesmo, muito solidária com os necessitados.Terezinha cresceu como todas as crianças, mas o que encantava a todos, era sua vida simples e o esforço que fazia para melhorar. Sua família sempre participavam juntos da Santa missa e liam a Bíblia.Seus pais: Luíz José e Zélia tiveram oito filhos. Quatro dos quais morreram ainda pequeninos. Quando fez 11 anos, com muito preparo e amor recebeu pela primeira vez a Jesus na Eucaristia. Foi no dia 8 de maio de 1884. Isso foi um motivo a mais para que fosse boa para todos. Disputava com sua irmã quem faria mais gestos de amor durante o dia. Sempre que via alguma criança com fome ou com frio oferecia-lhe algo e falava-lhe do amor de Jesus.Essa é nossa Teresinha que aos 9 anos de idade desejou ser religiosa Carmelita e com uma permissão especial do Papa Leão XIII, realizou o seu desejo aos 15 anos de idade.Entrou, ainda muito jovem aos 16 anos - no mosteiro das Carmelitas de Lisieux e praticou de modo exemplar a caridade, a simplicidade evangélica e a confiança em Deus. "Passarei meu céu fazendo o bem na terra", era se desejo.Certa vez soube que um homem havia sido condenado á morte por ser criminoso. Este homem estava revoltado contra Deus e contra todos. Teresinha começou a rezar e fazer sacrifícios para que antes de morrer voltasse seu coração para Deus... e foi com grande alegria que ficou sabendo que no momento antes de morrer aquele homem pediu o crucifixo e com profunda reverência e respeito o beijou. Era um sinal do céu! Tinha-se convertido! Estava salvo.E assim foi durante toda a sua vida, quando adoeçeu com tuberculose oferecia suas dores e cansaços pelos missionàrios. Faleceu no dia 30 de Setembro de 1897. Foi uma religiosa carmelita, missionària da oração, do sofrimento e do amor. Teresinha transformou a vida fechada no convento em luz, a dor em amor, o pequeno em grande, a terra em céu, o tempo em eternidade, a vida contemplativa de convento de clausura num horizonte missionàrio, em Igreja Universal.Nunca foi para as missões, no entanto o Papa Pio XI a nomeou Padroeira das Missões e dos missionàrios, junto com São Francisco Xavier. Sua festa ‚ celebrada no dia 1º de Outubro.




O que é Corpus Christi?

Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”. Nessa festa se comemora a presença de Jesus Cristo na Eucaristia.
Em cada Santa Missa, os sinais do pão e do vinho se tornam misteriosamente o Corpo e o Sangue de Cristo.
A festa de Corpus Christi é celebrada na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade, que acontece no Domingo depois de Pentecostes.
Uma das tradições da festa é a procissão. Na véspera de Corpus Christi, os fiéis enfeitam as ruas com tapetes artesanais por onde as procissões vão passar.
Os tapetes são feitos com materiais como: palha, flores, pó, serragem colorida, sementes, tampinhas de refrigerantes encapadas com papéis coloridos entre outras coisas.
http://blog.cancaonova.com/cantinho/2007/05/29/3471/

IAM Comunidade Santa Paulina


Nosso 1º Encontro da IAM na Comunidade Santa Paulina, somos um grupo de 56 crianças e adolescêntes, seguimos a metodologia própria da IAM, no 1º Encontro é a Realidade Missionária, as crianças colocam em comum as informações que conhecem sobre a realidades locais e além-fronteiras que necessitam de respostas missionárias.
Este mês estaremos trabalhando as Festas Juninas, Sou discípulo e missionário de Jesus, por isso sou feliz!
Mas o que há de especial nesta festa? O que a caracteriza? Vocês conhecem os outros santos que celebramos no mês de junho?
Quais são os mais lembrados? (Formar um círculo de modo que todos possam debater e expressar suas opiniões e experiências)
Compromisso da semana:
Pessoal:Conhecer mais sobre festa junina, pesquisar em livros, internet as origens da festa junina.
Conversem com seus pais, ou pessoas adultas, para saber como celebravam as festas juninas quando eram crianças.(Anotar no caderno para partilhar no próximo encontro).
Comunitário: Participar da celebração das crianças, com a família.
Além-fronteiras: Escolher um continente e rezar pelos missionários que lá estão, para que anunciem Jesus.
Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier
Rogai por nós.

Celebração da IAM Comunidade Padre Ezequiel










Esta foi a 1ª Celebração da IAM da Comunidade Padre Ezequiel Ramin, dia 31/5 dia em que a nossa Igreja celebra Pentecostes, nascimento da Igreja e da sua missão; "Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura"(Mc 16,15).
A criança é protagonista da missão: Criança evangelizando e ajudando criança, esse é o Carisma da Obra, desde a sua fundação em 19 de maio de 1843 pelo bispo Dom Carlos de Forbin-Janson.
Assessoras deste grupo da IM é Cristina e Marli.
Parabéns pelo lindo trabalho que o ardor missionário as impulsione cada vez mais.


A Infância e Adolescência Missionária é a Escola de Jesus que ensina os meninos e as meninas a viver como Jesus viveu. Praticar o amor e a comunhão com Deus, com os irmãos e irmãs e respeitar todos os seres criados. Então podemos dizer que: Missão é realizar o que Jesus nos pediu antes de subir aos céu: "Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura".(Mc 16,15).
Quem realmente encontrou Jesus, viu onde Ele mora, permanece unido a Ele, não consegue viver sem falar de Jesus, do amor de Deus Pai e do Espírito Santo.
O menino e a menina da IAM anunciam Jesus com palavras, mas antes disso, mostram com sua vida, com suas atitudes, pelo serviço fraterno e solidário que são amigos de Jesus.
Ser missionário, missionária, é seguir Jesus e continuar aqui na terra a missão que Jesus recebeu do Pai, na força do Espírito Santo.
Fonte: Infância Missionária, Diretrizes e Orientações.